quinta-feira, 24 de maio de 2018

Visita de Estudo à Futurália - 15 de março 2018

Uma fotografia para a posterioridade!

Alunos da turma D do 12º Ano com o Eng. Eduardo Marçal Grilo, ministro da Educação de 28 de Outubro de 1995 a 25 de Outubro de 1999, e Dr. Tiago Brandão Rodrigues, atual Ministro da Educação, tendo iniciado funções a 26 de novembro de 2015.


A fotografia de família


Publicado por José Almeida

sexta-feira, 18 de maio de 2018

A importância de Sines na entrada do gás natural.


Notícia ECO Economia online
https://eco.pt/2017/11/28/antonio-costa-quer-sines-como-nova-porta-de-entrada-do-gas-natural-na-europa/

O primeiro-ministro quer que Sines se torne na "nova porta" de entrada de gás natural na Europa. É uma forma de melhorar a "segurança energética" no continente, afirma António Costa. 

O primeiro-ministro deseja que Sines se torne a “nova porta” de entrada do gás natural na Europa, melhorando assim a “segurança energética” do continente, ao invés da atual sujeição à Rússia ou à Argélia.

“Por exemplo, a segurança da Europa em matéria energética tem tudo a ganhar com a criação e desenvolvimento de um novo terminal que nos permita receber gás natural na fachada atlântica, no Porto de Sines, e diversificar as fontes de abastecimento da Europa, hoje dependentes da Rússia ou da Argélia. Podemos ser a nova porta para melhorar a segurança energética da Europa”, disse António Costa. O líder do executivo socialista discursava num evento sobre a estratégia portuguesa para a próxima década, em Lisboa.
“A defesa da Europa não se faz só com maior investimento em capacidade militar. Faz-se também investindo na ciência e desenvolvimento, novas competências e capacidades“, declarou, no “‘workshop’ (oficina intelectual) Estratégia Portugal 2030” no Teatro Thalia, Lisboa, que reúne diversos especialistas internacionais sobre vários temas: desafio demográfico, digitalização, urbanização e mobilidade ou uso de recursos e economia circular.

José Almeida

Novo terminal de Sines


Notícia ECO Economia online
https://eco.pt/2018/05/18/novo-terminal-de-sines-cria-mil-empregos-mas-acaba-com-surf/.

Novo terminal de Sines cria mil empregos mas acaba com surf 

Onovo terminal do Porto de Sines, o Vasco da Gama, criará mil novos postos de trabalho, de acordo com o estudo de impacte ambiental, divulgado Jornal de Negócios. Do ponto de vista ambiental, o empreendimento é viável, mas terá um impacto negativo na praia de São Torpes, onde deverão acabar as ondas surfáveis.

O estudo de impacte ambiental do projeto está em consulta pública até 19 de junho, e como outros aspetos negativos assinala a erosão da linha de costa, a perda de qualidade da paisagem, e impactos visuais. Considera, no entanto, que os impactos negativos do projeto não são suficientes para contrabalançar as vantagens, desde os mil novos empregos até ao efeito na economia nacional.

Para São Torpes, porém, o estudo propõe não só um programa de acompanhamento mas também medidas de compensação para as três escolas de surf que lá estão instaladas, que poderão ser indemnizações financeiras. Também seria possível, segundo o estudo, realizar avaliações para concluir “a eficácia da implementação de recifes artificiais ou outras intervenções que permitam aumentar o número de locais com condições para a prática de surf e outros desportos de ondas”.

José Almeida

 

segunda-feira, 14 de maio de 2018

Papa Francisco: "o sistema económico mundial mata"


Notícia DN - 26 DE NOVEMBRO DE 2013:
https://www.dn.pt/globo/europa/interior/papa-diz-que-exclusao-e-desigualdade-social-provocarao-a-explosao-3554319.html  

Papa diz que exclusão e desigualdade social "provocarão a explosão"

O Papa Francisco alertou hoje que a exclusão e a desigualdade social "provocarão a explosão" da violência, no primeiro documento maior do seu pontificado, onde denuncia um sistema económico mundial injusto.

"Enquanto não se eliminar a exclusão e a desigualdade social, na sociedade e entre vários povos, será impossível erradicar a violência. Acusamos os pobres [...] da violência, mas, sem igualdade de oportunidades, as diferentes formas de agressão e de guerra encontrarão terreno fértil que, tarde ou cedo, provocará a explosão", escreveu o papa na exortação apostólica "Evangelii Gaudium" (A Alegria do Evangelho em português). 

O documento de 142 páginas, o primeiro do género do seu pontificado, dá orientações sobre a nova evangelização, na sequência da assembleia sinodal de outubro de 2012, e, num sentido mais lato, apresenta o programa e as ideias pessoais do papa.


No documento, Francisco critica o sistema económico mundial, que considera não apenas "injusto na sua raiz", mas que "mata" porque faz predominar a lei do mais forte.


José Almeida

Gestores ganham 46 vezes mais que empregados


A propósito da unidade 4.2 -Um acesso desigual ao desenvolvimento - Geografia C, 12º Ano

Notícia Jornal de Notícias e Diário de Notícias - 14.04.2018:
https://www.jn.pt/economia/interior/gestores-ganham-46-vezes-mais-que--empregados-9337227.html
https://www.dn.pt/dinheiro/interior/ceo-ganham-mais-40-em-tres-anos-trabalhadores-ficam-na-mesma-9337277.html
 
Desigualdade aumentou nos últimos anos. Há 11 administradores a receber mais de um milhão de euros.
Quase um milhão de euros. É a remuneração média dos presidentes executivos das empresas do PSI 20. Este valor aumentou mais de 40% nos últimos três anos, reflexo dos maiores lucros obtidos pelas empresas da Bolsa. E é 46 vezes mais alto do que o custo médio que as cotadas têm com os seus trabalhadores. Há três anos, essa diferença era de 33 vezes.


 José Almeida